Somos uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil, um combustível renovável e biodegradável cujas principais matérias-primas são óleos vegetais e gorduras animais. No Brasil, todo diesel comercializado ao consumidor final deve ter uma porcentagem de biodiesel em sua composição. Isso garante que milhões de toneladas de CO2 deixem de ser liberados na atmosfera todo ano.

Além de reduzir as emissões de CO2, o biodiesel também reduz a emissão de vários outros poluentes, como monóxido de carbono (CO), material particulado (MP), óxido de enxofre (SOx) e hidrocarbonetos totais (HC), contribuindo para frear o aumento da poluição e para melhorar a qualidade de vida das pessoas, sobretudo nos grandes centros urbanos. Assim, o uso do biodiesel contribui também para que o Brasil alcance o compromisso assumido na Conferência de Paris (COP21) de reduzir em 37% as suas emissões dos gases de efeito estufa até 2025.

Ao mesmo tempo, nós da Oleoplan contribuímos para criar demanda para muitos produtos que antes do biodiesel eram considerados rejeitos, como o óleo de fritura recuperado e as gorduras animais oriundas do setor de reciclagem animal. Ao absorver esses produtos, evitamos que eles sejam descartados incorretamente no meio ambiente, poluindo o solo e a água. Só no ano de 2017, consumimos mais de 1,5 milhão de litros de óleo de fritura recuperado para produzir biodiesel.

Mais do que uma empresa comprometida com a sustentabilidade ambiental, estamos comprometidos em fazer com que os nossos negócios gerem o maior impacto social positivo possível. Para tanto, enquanto produtores de biodiesel, possuímos um grande aliado que é o Selo Combustível Social (SCS).

Em 2007, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concedeu à Oleoplan o SCS pelo compromisso assumido de adquirir boa parte das nossas matérias-primas da agricultura familiar. Hoje, contamos com mais de 20 mil fornecedores de soja, mamona e palma de óleo enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que, além de comercializarem seus produtos à Oleoplan, recebem capacitação e assistência técnica dos nossos colaboradores desde o plantio até a colheita.