1979
1992
2002
2007
2008
2009
2012
2014
2015
2017

Grupo Oleoplan

A história do Grupo Oleoplan começou em 1979 na cidade de Veranópolis, Rio Grande do Sul, com a aquisição de uma indústria inativa de processamento de soja. A partir de então, a Oleoplan passou a atender o mercado interno e externo com produtos derivados da soja, como o óleo, o farelo e a lecitina.

Com o crescimento nos anos subsequentes, surgiu a necessidade de desenvolvermos uma estrutura logística para encurtar as distâncias entre nós e os nossos clientes. Pensando nisso, em 1992, adquirimos o terminal hidroviário de Canoas (RS). Estrategicamente localizado às margens do Rio Gravataí, o terminal desempenha até hoje importante papel no transporte intermodal das exportações da Oleoplan até o Porto de Rio Grande (RS).

Em 2002, iniciamos a construção da nossa primeira filial de recebimento e armazenamento de soja, passamos também a atuar mais próximos dos nossos fornecedores. Hoje, já são mais de 20 unidades espalhadas pelas regiões noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul que juntas somam uma capacidade de armazenamento superior a 500 mil toneladas.

Em 2007, no contexto do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), a Oleoplan ingressou no setor de biocombustíveis com a construção de uma usina de biodiesel junto à sua indústria de processamento de soja em Veranópolis (RS). Pioneira no Estado, a usina de Veranópolis vem se mantendo entre as maiores e mais ativas produtoras de biodiesel do Brasil.

No ano seguinte, em 2008, foi fundada a Palmaplan. Projeto de cultivo de palma de óleo, a Palmaplan está localizada em Rorainópolis, no Estado de Roraima, onde possui 2,5 mil hectares plantados. A empresa possui terras próprias, mas também atua junto aos agricultores familiares da região através de um trabalho contínuo de capacitação e assistência técnica para o cultivo da palma.

Em 2009, com a fundação da Enerplan, o Grupo Oleoplan passou a investir também em geração de energia elétrica. Hoje, a Enerplan conta com dois complexos eólicos: o Faísa e o Pontal. O Complexo Eólico Faísa está localizado em Trairi, no Ceará, e foi inaugurado em 2014. O Complexo Eólico Pontal, por sua vez, está localizado em Viamão, no Rio Grande do Sul. Em 2015, os primeiros aerogeradores do Complexo Pontal começaram a operar e, em 2017, a sua instalação foi concluída. Com esses dois complexos, a Enerplan é capaz de atender a demanda por energia elétrica de 750 mil pessoas.

Em 2012, adquirimos a nossa segunda indústria de processamento de soja e usina de biodiesel, dando origem à Oleoplan Nordeste. Localizada em Iraquara (BA), a usina tem papel fundamental na garantia do suprimento de biodiesel na Região Nordeste, bem como na oferta de outros produtos agrícolas industrializados, como o farelo de soja e a glicerina.